Como conduzir um estudo de simulação

A decisão de se fazer um projeto de simulação normalmente resulta da percepção de que esta ferramenta pode ajudar a determinar resultados associados a um projeto de um novo sistema ou a modificação de um sistema já existente.

Uma vez que um projeto tenha sido identificado como candidato para a simulação, decisões sobre a condução do estudo devem ser tomadas. Não há regras precisas sobre como conduzir um estudo de simulação, no entanto, os passos seguintes são recomendados como linha guia:

  1. Planejar o estudo;
  2. Definir o sistema;
  3. Construir o modelo;
  4. Rodar experimentos;
  5. Analisar os outputs;
  6. Fazer relatório dos resultados.

Cada passo não necessita ser totalmente concluído antes de se seguir para o passo posterior. O processo de simulação é interativo e cada atividade é definida e algumas vezes redefinida com a interação.

Enquanto as necessidades de cada passo variam de simulação para simulação, os procedimentos básicos são essencialmente os mesmos. O motivo principal em se adotar um procedimento sistemático como este ou qualquer outro é assegurar que o projeto seja feito de forma organizada, com mínimo desperdício de tempo e recursos, para que tenha máxima eficácia em atingir os objetivos. Nas próximas semanas iremos detalhar e dar dicas a vocês de como planejar e executar cada passo em um projeto de simulação!

Deixar um comentário