Uso atípico do simulador ProModel

Além das aplicações típicas de simulação, que compreendem estudos de operações logísticas, terminais portuários, manufatura, supply chain, entre outros, podem ser encontrados usos atípicos para essa ferramenta, que envolvem criatividade e ousadia por parte dos responsáveis pela análise.

Entre essas aplicações pode ser mencionado um artigo curioso que busca, através da simulação, a otimização da linha ofensiva de uma equipe de baseball norte americana. Esse artigo foi apresentado no ano de 2008 em uma das principais conferências internacionais relacionados à área, o Winter Simulation Conference. O modelo foi desenvolvido durante uma disciplina do curso de Engenharia Industrial e de Operações da Universidade de Michigan.

A proposta do modelo consistia na exploração de potenciais mudanças para aumentar a quantidade de vitórias do time de baseball Detroit Tigers. Mais especificamente, buscando determinar a programação da equipe de forma a maximizar suas corridas.

O modelo proposto para tal análise não utiliza o ProModel de forma convencional, pois não tem o tempo como sua lógica operacional primária. O tempo é dado apenas como um padrão que permite que a entidade chegue ao sistema na ordem correta, o que cria o efeito de movimentação dos jogadores pelas bases. Levando em consideração alguns cenários propostos, foi realizada a otimização do sistema através do uso do SimRunner.

A partir dos resultados foi concluído que, apesar da equipe formada no instante em que o estudo foi realizado não corresponder ao valor ótimo encontrado, se encontrava próxima a isso.

Modelos como esse podem te trazer inspiração para participação da categoria originalidade prevista no 1º Concurso Nacional de Simulação, o SIMULA BRASIL.

Caso tenha se interessado pelo artigo mencionado, clique aqui para ter acesso ao seu conteúdo completo.

 

Deixar um comentário