Planejando seu Projeto de Simulação

Muitos projetos de simulação são fadados ao fracasso desde o início devido a um planejamento incompleto. Objetivos indefinidos, expectativas não realistas e uma falta de compreensão das necessidades frequentemente resultam em frustração e desapontamento. Para um projeto de simulação ter sucesso, um plano deve ser desenvolvido, sendo realista; claramente comunicado e seguido. O planejamento de um estudo de simulação envolve as seguintes sub-tarefas:

  • Definir objetivos – Definir objetivos deve levar em conta qual é a intenção final do modelo. Objetivos típicos de um projeto de simulação incluem: análise de desempenho; análise de capacidade; estudo comparativo; análise de sensibilidade; análise de otimização, entre outros.
  • Identificar as Restrições – Tão importante quanto definir os objetivos é determinar as restrições sob as quais o estudo deve ser conduzido. Não se pode permitir que a simulação resolva o problema e o tempo do estudo ultrapasse o limite para a aplicação da solução, ou que o custo de se achar a solução exceda o benefício conseguido. Os objetivos devem ser amarrados pelas restrições do projeto tais como budget, prazos, disponibilidade de recursos etc.
  • Preparar as especificações da Simulação – Com os objetivos claramente definidos e com as restrições conhecidas, as exigências da simulação podem ser determinadas. Definir as especificações da simulação é fundamental para se projetar o tempo e custo que serão necessários para completar o estudo. As especificações incluem: nível de detalhe; precisão e formas de experimento.
  • Desenvolver um Budget e um cronograma – Com os objetivos e as restrições claramente definidas e a especificação preparada, um budjet e um cronograma devem ser desenvolvidos, projetando as expectativas de custo e tempo para completar o estudo de simulação. Obviamente o tempo de um projeto dependerá de sua dificuldade e de seu tamanho: um projeto pequeno pode levar de 2 a 4 semanas, enquanto que um projeto grande pode levar de 2 a 4 meses.

Deixar um comentário