Um das possíveis aplicações da simulação com o ProModel consiste no planejamento de transportes públicos. Com a expansão das cidades é necessário o investimento em sistemas de transporte para que estes possam se tornar cada vez mais eficientes e possam melhor contribuir com a população.
Nesse contexto, o Departamento de Operações do Metrô de Santiago desenvolveu, em conjunto com a empresa chilena Simulart, um estudo de simulação para avaliar alternativas para configurar as várias extensões das linhas de sua malha metroviária.
O estudo foi motivado pela necessidade de extensão do metrô de Santiago. O projeto proposto é de grande magnitude e sua execução envolve não apenas novas estações e rotas que os conectam, mas também de estacionamento, estradas, áreas de manobra, novos sistemas e assim por diante.
Os resultados do estudo foram surpreendentes e a partir dele foi possível determinar com antecedência a melhor configuração a ser implementada no prédio ao lado. Ainda, modelos de simulação estão sendo desenvolvidos para serem usados para determinar as futuras capacidades da rede de metrô, bem como para o uso no planejamento de programas individuais de movimento.