Como parte das preparações dos experimentos de simulação, devemos decidir que tipo de simulação rodar. As simulações são usualmente distinguidas como: terminante ou não-terminante. A diferença entre as duas tem a ver com o fato de estarmos interessados no comportamento de um período em particular do funcionamento do sistema ou se estamos interessados no estado estável do sistema.
Uma simulação do tipo terminante é aquela que começa em um estado ou tempo definido e termina em outro estado ou tempo definido. Um estado inicial pode ser um número de peças no sistema no início de um dia de trabalho. Um estado ou evento final pode ser quando um número definido de trabalhos tenha sido completado. Considere, por exemplo, que uma fábrica de produtos aeroespaciais tenha recebido uma encomenda de 200 aviões de um modelo em particular. A companhia pode estar interessada em quanto tempo levará para produzir o pedido. A simulação começará com o sistema vazio e terminará quando completarmos a produção do ducentésimo avião uma vez que isto cobre o período de interesse. Pode ser conhecido, por exemplo, que o cronograma de produção para um determinado item muda semanalmente. Ao final de um ciclo de 40 horas, o sistema se esvazia e um novo ciclo de produção se inicia. Nesta situação, uma simulação terminante pode ser rodada com um tempo de simulação de 40 horas.
Uma simulação do tipo não-terminante ou de comportamento estável é aquela na qual se está interessado em analisar o sistema quando este atinge um comportamento estável. Ser uma simulação do tipo não-terminante não quer dizer que ela nunca termina, nem que o sistema que está sendo simulado não tem fim. Isto somente quer dizer que ela poderia continuar infinitamente sem nenhuma mudança estatística no comportamento.
Para simulações não terminantes, o modelador deve determinar um tempo propício para rodar o sistema. Um exemplo de uma simulação não-terminante é aquela onde filtros de óleo são produzidos em uma base contínua no mesmo passo. A operação ocorre em dois turnos, com uma hora de parada durante cada turno onde tudo para momentaneamente. A duração da simulação é determinada em função de quanto tempo leva para se atingir um comportamento estável representativo do comportamento do modelo.
Seja ele termitente ou não-termitente, não deixe de submeter seu modelo de simulação no concurso Simula Brasil.